Produção de Texto sobre a Avaliação Escolar.



A AVALIAÇÃO ESCOLAR: para além do autoritarismo.
A sociedade atual é dita, como: capitalista, excludente,neoliberalista,etc.Essa característica atribuída a ela contribui para a competitividade no mercado de trabalho.
A escola é uma das alternativas, para o ingresso nesse mercado, como também para a transformação dos sujeitos envolvidos no sistema escolar.


Nesse sentido, a avaliação seria uma das formas de construir uma nova perspectiva para as mudanças significativas na sociedade,onde todos tenham o direito de aprender.
Assim, a avaliação escolar se constitui em uma das formas de contribuição para a transformação social.Para isso, faz-se necessário criar alternativas diferentes no sistema de avaliação, refletir sobre a prática pedagógica. Mas, exigem dos educadores,novas metodologias,implementarem novas práticas,para que as mudanças aconteçam.
A avaliação da aprendizagem escolar em particular é meio e não fins em si mesmos (Luckesi,p,28).
Para que a avaliação sirva a aprendizagem é essencial conhecer cada aluno e suas necessidades. Assim, o professor poderá pensar em caminhos para que todos alcancem os objetivos no processo ensino/aprendizagem.Dessa forma, a melhor a ser utilizada,seria aquela comprometida com aprendizagem do aluno, considerando seus avanços, como também, a sua qualidade e não a quantidade.
A função social de avaliação é a da aprendizagem.

"Nessa concepção seria criar uma nova ética na avaliação, onde teria como eixo central a participação e o pensar coletivamente dos educadores,para as mudanças na prática escolar."

Para que haja uma boa aprendizagem é essencial uma interação entre professor/aluno e o aluno seja responsável pela sua aprendizagem,e, nós educadores pelas suas transformações na sociedade.
Assim sendo, podemos pensar na nossa prática,assumirmos uma ação pedagógica,de forma que possamos observar o aluno, o cotidiano escolar,enfim tomar posições pessoais, no sentido, de romper com as práticas tradicionais,para que, sejamos os agentes transformadores da sociedade.


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