Produção de Texto sobre o Ensino Superior


Ensino Superior: entre a formação/profissionalização e o pragmatismo.

Para ser docente, no ensino superior atual, exigem a apropriação de conhecimentos e saberes, específico para disciplina que vai ministrar, como também aos saberes relacionados aos avanços científicos e tecnológicos. Dessa forma, o docente necessita da formação pedagógica, qualificação profissional, como: pós-graduação e de uma formação continuada.

Para isso, é preciso se adequar às exigências das instituições superiores, no que diz respeito, a atualização de sua profissão.
Além dessa formação e qualificação, competência, habilidade, entre outras capacidades, é preciso, que professor universitário seja, um pesquisador, mediador do conhecimento, facilitador de aprendizagem, como também, manter-se equilibrado, para que ocorra a interação professor-aluno.
Assim, a qualidade do ensino superior, depende dessas e de outras competências, para a concretização do ensino – aprendizagem. Para isso, é necessária uma reflexão sobre, as formas de como estão sendo ministradas as aulas nas universidades, entre elas: a utilização dos recursos tecnológicos para cada tipo de aula, o conhecimento do currículo do curso, conhecendo as necessidades dos alunos onde estão matriculados; por exemplo, um aluno que cursa nutrição, estudando economia no curso de contábeis, as condições de estudo não são as mesmas; a avaliação aplicada para cada disciplina, a metodologia adotada, para que professor e aluno possam caminhar juntos em busca de aprimorar e aprofundar o conhecimento.
O professor tem que ter em vista, a base da busca do conhecimento na universidade. O tripé: a pesquisa, o ensino e a extensão têm que estar integrados na relação entre professor-aluno-Universidade.
O professor não deve impor o conhecimento pronto e acabado para os alunos, ele deve instigá-los sempre a questionar e buscar soluções, pois todo conhecimento ou informação estará em constante mudança. No mundo acadêmico, a busca por nova aprendizagem deve ser compartilhada pelo aluno e o professor. Deve juntos reformular idéias, solucionar questionamentos e propor novas discussões.
O conhecimento não é algo finito. Pode ser lapidado ao longo da vida acadêmico. A ciência, e a pesquisa precisam da cumplicidade entre professor e aluno para que se consiga atingir novas formas de aprendizagem, pois o professor não apenas ensina, mas aprende com seus ensinamentos.


Referência:Dias,A.M.I.Ensino superior: entre a formação/profissionalização e o pragmatismo.http:/www.forgrad.org/Br/arquivo/forma-docent-ed-superior.ppt.Acesso em 28/07/2008.


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