A teoria dos Grandes Pensadores


A teoria dos Grandes Pensadores
Esse texto relata as contribuições de alguns pensadores para a prática pedagógica dos educadores.Como também, as ideias difundidas por eles, para que, cada educador aprenda como melhorar a sua prática educativa.
Dentre os pensadores destacamos:

ALEXSSANDER NEILL.


• Alexander Sutherland Neill, fundador da escola Summerhill, traz novos conceitos de princípios pedagógicos educativos e democráticos extravasando as teorias dos livros de pedagogia e inventando uma nova Escola, com ideias revolucionárias desde o período de sua época, em que eram frequentes o uso da palmatória e os castigos corporais até os dias atuais.
• Em oposição à pedagogia tradicional, tem valores, tais como: a disciplina, a transmissão de conteúdos dos professores para o aluno e a memorização; a pedagogia de Neill, chamada de educação humanística, propõe um novo paradigma educacional, com novos pontos de vista, em que o importante é que a criança tenha liberdade para escolher e decidir o que aprender desenvolvendo-se no seu próprio ritmo.

CARL ROGER

• Desenvolveu teorias sobre a personalidade e prática terapeuta.
• Transcende e engloba as aprendizagens, cognitiva, afetiva e psicomotora.
• O currículo e organização pedagógica são flexíveis.
• A relação professor /aluno tem que haver confiança.
• O aluno é o centro do processo educativo
• O educador tem função de permitir que o aluno desenvolva.
• O educador é um facilitador de aprendizagem.

JOHN DEWEY

• Contribui para a escola nova.
• A escola é o centro.
• A vida da escola não é separada do social
• Trabalhar com projetos.
• Fez crítica a escola tradicional o aluno só decorava.
• A educação é uma necessidade.

CELESTIN FREINET

• Ninguém avança sozinho em sua aprendizagem. A cooperação é fundamental.

OVIDE DECROLY

Conciliação de teorias pedagógicas e educativas na prática educacional.
• A escola é baseada no aluno. A.prática pedagógica é coletiva.
• Objetivos da educação: observação, associação e expressão.
• Base da aprendizagem: aluno/currículo e virce versam

COMÊNIO

Defendia sua pedagogia com a máxima.”Ensinar a tudo e a todos” que sintetizaria os princípios e fundamentos que permitiriam ao homem colocar-se no mundo como autor. Foi considerado o pai da didática.
• Todos são dotados da mesma natureza humana, apesar de terem inteligências diversas.

CLAPARÉDE

• Defendia umas abordagens funcionalistas da psicologia, pela qual o ser humano é acima de tudo um organismo que funciona.
• Criticava a escola do seu tempo, com os argumentos do filosofo norte-americano John Dewey, com quem compartilhava a pregação por uma escola que chamavam de ativa, na qual a aprendizagem se dá pela escola para os alunos.

EMILIA FERREIRO

O aluno é o agente do processo do ensino/aprendizagem.
• Compreender o ler e escrever
• É importante valorizar o conhecimento prévio
HANNAH ARENDT
• A criança ainda não conhece o mundo.
• Valorizava questões da vida política considerada conservadora, defendia a autoridade na sala de aula, na escola, autoridade, obediência, autoritarismo, forma imposta, critica a escola nova. As pessoas não podem ser iguais era preciso manter a hierarquia

HENRI WALLON

Enfatiza o papel da educação; procura explicar os fundamentos da psicologia como ciência, seus aspectos epistemológicos.
• O método adota do por ele é o da observação pura.

MONTESSORI

• Princípios através da psicologia, a criança tem que está livre dentro do limite, liberdade, pedagogia voltada para o sensorial.


PAULO FREIRE

Diálogo libertador e não monólogo opressivo do educador sobre o educando.
• Aprender a aprender; na relação dialógica estabelecida.
• Respeito ao aluno vendo-os como sujeito.

    • A leitura do mundo precede a leitura da palavra.

PIAGET

• O conhecimento nasce com a experiência.

VIGOTSKY.

• Para ele os processos de aprendizagens e desenvolvimento estão inter-relacionados, uma vez que a educação proporciona a valorização do contexto sócio cultural dos alunos e seus níveis de elaboração de conhecimento.
• O professor é o mediador da aprendizagem do aluno, ele não apropria do conhecimento.


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