Escola de sucesso: a sua pode ser assim




O que tem a escola que dá certo? Confira os quatro ingredientes indispensáveis!




Por mais diferentes que sejam, todas as escolas têm, pelo menos, duas coisas em comum. Primeiro, elas existem para fazer com que seus alunos aprendam. Segundo, nenhuma é perfeita. Mas todas podem mudar para melhor. Compare suas respostas do teste da página 2 com o gabarito abaixo e veja como tornar sua escola capaz de obter cada vez mais sucesso. É difícil, sim. Mas... quem não gosta de um bom desafio?

1 - Valorização competente

Em uma escola que dá certo, existe uma boa liderança pedagógica. A diretoria, além de administrar a escola, a transforma em uma verdadeira oficina de trabalho, onde todas as oportunidades de aprender uns com os outros são estimuladas. E se não há diretor? Nesse caso, que assuma a liderança o professor mais experiente ou o que teve mais oportunidade de se aperfeiçoar profissionalmente.

Dica: Apóie os dirigentes que propõem a realização de concurso e/ou eleição para diretor da escola e defendem salário digno para os professores.

2 - Caminhar e decidir juntos

Em uma escola que dá certo, os professores compartilham dos mesmos objetivos e têm clareza de como atingi-los. Todos estão de acordo sobre qual é a missão da escola (veja também pág. 5). O uso de materiais pedagógicos, as maneiras de se conseguir um clima de respeito mútuo e as formas de organização, de avaliar e de recuperar alunos: tudo isso é decidido em conjunto.

Dica: Assista ao vídeo da TV Escola que mostra como usar os dias reservados ao planejamento pedagógico para se chegar a consensos importantes.

3 - Colocar a aprendizagem em primeiro lugar

Em uma escola que dá certo, embora organização e disciplina sejam essenciais, a prioridade maior é sempre a aprendizagem dos alunos. Uma escola linda, onde todos se dão muito bem, a papelada está em dia, mas os alunos são reprovados, continua sendo um fracasso.

Dica: Dedique mais tempo ao mais importante: as atividades de ensino–aprendizagem.

4 - Estimular a participação

Em uma escola que dá certo, todos são chamados a participar das decisões.

Dica: Crie ou reative o Conselho de Escola, a Associação de Pais e Mestres, o Colegiado Escolar, o Grêmio Estudantil. Transforme a reunião de pais em um momento de troca de idéias e informações.



CHAMADA À AÇÃO. Construindo o sucesso da escola no Nordeste. nº 2, p. 3.






0 comentários:

Postar um comentário

Página Anterior Próxima Página Home