A PRÁTICA PEDAGÓGICA DOS PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL:PERSPECTIVAS E DESAFIOS



QUESTÃO PROBLEMATIZADORA
Como está a atuação dos professores no processo ensino-aprendizagem no Ensino Fundamental I da E. M. E. I. F. Benevenuto Mariano da cidade de Uiraúna PB?
INTRODUÇÃO
A relevância dessa pesquisa é sobre a reflexão da prática pedagógica,as concepções relacionadas ao tema,os contra pontos entre a prática pedagógica,a metodologia de ensino e o papel desempenhado pelo educador da referida escola.
OBJETIVO GERAL

Desenvolver uma análise sobre a prática pedagógica dos educadores do Ensino Fundamental I,para investigar a prática docente desses profissionais.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Refletir sobre a prática pedagógica do educador atuante no Ensino Fundamental I.
Coletar dados sobre a prática didático-pedagógica dos professores do Ensino Fundamental I.
METODOLOGIA
Esse trabalho é do tipo estudo de campo e caracteriza-se por ser uma pesquisa bibliográfica e de abordagem qualitativa e quantitativa.

FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
A fundamentação teórica se encontra nos estudos de FREIRE (1996); NUNES (2010);SOUZA,VEIT E ANDERLIE (2010); BRANQUINHO (2010), entre outros,que podem servir de auxílio para a reflexão da temática em estudo.

SUJEITOS DA PESQUISA
Os sujeitos dessa pesquisa foram professores do Ensino Fundamental I da Escola Municipal de Ensino Infantil Fundamental Benevenuto Mariano de Uiraúna- PB.
Uma categoria heterogênea, composta por quinze professores, com grau de escolaridade bem distinto, sendo cinco professores com licenciatura plena e dez com magistério, com faixa etária entre 30 e 55 anos.
PROCEDIMENTOS UTILIZADOS
Realizou-se a coleta de dados através de questionários, para analisar a prática pedagógica dos professores.
A análise dos dados será realizada por meio de uma organização dos dados,visando em seguida, realizar uma leitura qualitativa dos mesmos.
CONCLUSÃO
Essa pesquisa analisou-se a prática pedagógica e a metodologia dos educadores da escola citada
Como está se efetivando o ensino/aprendizagem do Ensino Fundamental I.

CONCLUSÃO
 No problema analisado, para a maioria questionada disseram que o planejamento é essencial para conhecer as formas de ensinar, as metodologias a serem utilizadas,outras responderam que as mudanças em sua prática dependem de uma renovação na escola, como também a atuação da ação pedagógica,enquanto outras estão buscando mudanças em sua prática.
ESSE É APENAS UM RESUMO DO ARTIGO, CASO TENHO INTERESSE NELE, ENTRE EM CONTATO COMIGOeliane.quim@hotmail.com
ESCRITO POR ELIANE GONÇALVES


1 comentários:

JAIRCLOPES disse...

Eliane, também aqui encontrei um ótimo nível de informação, parabéns. Aproveito para informar que meus livros "O Tuaregue" e "A fonte e as galinhas" estão disponíveis à venda no saite: https://editora.webstorelw.com.br/

Postar um comentário

Página Anterior Próxima Página Home