Reflexão



Acorda, educador

Maria Thereza Gama

Se o aluno dorme,

dorme porque o educador

o acalenta em seu mais profundo sono,


com uma aula que embalassono.

Certamente um sono cansado de estar adormecido.

Mas, se o aluno mantém-se acordado,

é porque o professor, mesmo dissertando sobre o

ponto mais difícil,

o emociona, o estimula.

Dispensar o sono do aluno é dominar a biologia do amor.

E dominar a biologia do amor é instigar, é realizar o

respeito mútuo.

Por que sacudi-lo em sua massa corporal?

Sacuda-o em sua emoção, em sua reflexão!

Não tema exortar o saber, o conhecimento!

Por que baixar a voz

se não é a voz baixa que o faz dormir?

Grite, professor! Grite com o apego da reflexão.

Faça-o admitir que pensar pode ser pensando;

analisar pode ser analisando; e

toda terminação ar pode ser ando.

Exceto parar, esperando.

Faça uso do espaço-aprendizagem para que

educador e educando

possam vir a ser.

E, para tanto, só estimulando, com sapiência,

o fazer/fazendo.

Seja Cristo, seja Buda, foque o centro!

Fale baixo, mas faça-se ouvir.

Mude o presente de um passado sonolento, sem sonhos.

Faça justiça com o todo que somos.

E o todo que somos é um templo sagrado.

E um templohumanossagrado é belo, é justo, é

saudável e é sagrado!

Conspire a favor da inteireza humana em nome

de uma feliz humanidade

em sua própria humanidade.

Faça acontecer o sentirpensar.

Religue a sensação à intuição, o sentimento ao

pensamento, o intelecto ao espírito.

Faça o micromacrohumano acontecer no

micromacromundouniverso,

onde devem habitar os seres também humanos.


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