O PLANEJAMENTO ESCOLAR
In: LIBÂNEO, J. C. (1994). Didática. São Paulo: Cortez.
Planejamento escolar e avaliação
Atividades que supõem o conhecimento da dinâmica interna do processo de ensino e aprendizagem e das condições externas que co-determinam a sua efetivação.
O planejamento articula-se à avaliação porque, além de previsão, de organização, também é pesquisa e reflexão.
Importância do planejamento escolar
Centro do trabalho docente: aprendizagem dos alunos, trabalho ligado às exigências sociais e à experiência de vida dos alunos.
Planejamento: racionalização, organização e coordenação da ação docente, articulado à atividade educacional formal e ao contexto social.
Os elementos do planejamento – objetivos, conteúdos e métodos – têm um significado político porque são permeados por implicações sociais.
Importância do planejamento escolar :
Ação de planejar: atividade consciente de previsão das ações docentes fundamentadas em opções político-epistemológicas e tendo como referência as situações históricas concretas (problemática social, econômica, política e cultural).
Função do planejamento: orientar a prática educacional; por isso deve apresentar ordem seqüencial, objetividade, coerência e flexibilidade.
Ordem seqüencial: passos que obedecem à seqüência lógica.
Objetividade: a realidade como ponto de partida do trabalho.
Coerência: entre teoria e prática; entre os objetivos gerais, os específicos, os quais devem ser compatíveis com conteúdos, métodos e avaliação.
Flexível: sujeito a alterações e adaptações.
Importância do planejamento escolar
Níveis de planos:
Da escola / instituição: documento global, orientações gerais.
De ensino: tarefa a ser desenvolvida no ano / módulo, dividida em unidades seqüenciais.
De aula: desenvolvido para uma aula, ou conjunto de aulas; caráter específico
Os planos devem:
Articular-se à prática,
Ser refeitos e revistos,
Servir de instrumento para reflexão e avaliação.
Requisitos para o planejamento
Objetivos e tarefas da escola / instituição democrática: ligados às necessidades de desenvolvimento cultural
Questões: Que direção dar ao processo educativo na sociedade? Qual o papel da escola / instituição na formação dos aprendizes? Que conteúdos respondem às exigências profissionais, políticas e culturais postas por uma sociedade que ainda não alcançou a plena democraciia?
As tarefas devem contribuir para a formação profissional, para a compreensão da realidade do mundo do trabalho, para a necessária formação política ao pleno exercício da cidadania.
Requisitos para o planejamento
Exigências dos planos e programas oficiais:
No caso da EaD, atenção à legislação que normatiza as diversas atividades de EaD (curso de extensão, de espacialização...).
Adequar as exigências oficiais ao perfil da clientela
Diagnóstico da clientela (condicionantes sócio-culturais materiais) como ponto de partida para o planejamento
Descrição das atividades a serem desenvolvidas pelos alunos e as Plano da escola / instituição
Produto de um trabalho coletivo, que explicita a concepção pedagógica do corpo docente, as bases teórico-metodológicas da organização didática, a contextualização econômica, política e cultural da escola / instituição, a caracterização da clientela, os objetivos educacionais gerais, a estrutura curricular, diretrizes metodológicas gerais, sistema de avaliação e estrutura organizacional e administrativa.
Roteiro: p. 230-231
Estratégias metodológicas do professor.
Plano da escola / instituição
Produto de um trabalho coletivo, que explicita a concepção pedagógica do corpo docente, as bases teórico-metodológicas da organização didática, a contextualização econômica, política e cultural da escola / instituição, a caracterização da clientela, os objetivos educacionais gerais, a estrutura curricular, diretrizes metodológicas gerais, sistema de avaliação e estrutura organizacional e administrativa.
Roteiro: p. 230-231.
Plano de ensino / curso
Componentes:
Justificativa da disciplina / módulo, em relação aos objetivos gerais da escola / instituição: relevância social, política, profissional e cultural; por que, para que e como.
Roteiro organizado das unidades didáticas.
Conteúdos: organizados em unidades temáticas, problematizadores e elencados em função dos objetivos e do desenvolvimento metodológico.
Objetivos específicos: em função dos conhecimentos a serem construídos e às habilidades e competências a serem desenvolvidas.metodológico: articulação dos objetivos e conteúdos com métodos e procedimentos. O que os alunos farão? Quais estratégias didáticas serão implicadas?
Seqüência da aula:
Introdução: conversa, questionamento, observação, leitura individual etc Desenvolvimento: sistematização do objeto de estudo (exposição oral, estudo dirigido etc.).
Aplicação: fase de consolidação (resumos, depoimentos orais, elaboração de quadro-síntese, debates etc.).
Plano de aula
Detalhamento do plano de ensino.
Deve orientar as ações do professor e servir de instrumento de revisão e aprimoramento, de ano para ano.
Pode abarcar uma aula, ou um conjunto de aulas.
Cada tópico novo articula-se ao anterior.
Deve prever o tempo necessário para cada atividade.
Plano de aula
Etapas:
Introdução
Desenvolvimento
Aplicação
Em cada uma das etapas, indicar os métodos, procedimentos e recursos.
Avaliação da própria aula (em videoconferência, isso ocorre de modo sistemático).
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