QUESTÃO PROBLEMATIZADORA
Por que os (as) alunos (as) da Educação de Jovens e Adultos sentem tantas dificuldades no aprendizado das operações matemáticas?
INTRODUÇÃO
A formação e qualificação através de estratégias de ensino eficazes para o ensino de matemática, como também para o exercício consciente da cidadania.
Tem como proposta de pesquisa,avaliar as dificuldades que os jovens e adultos têm no aprendizado das operações matemáticas.
OBJETIVOS
OBJETIVO GERAL:
Desenvolver metodologia alternativa, para minimizar as dificuldades no domínio das operações matemáticas.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
Coletar dados sobre a aprendizagem envolvendo as operações matemáticas.
Efetuar operações matemáticas por meio de estratégias relacionadas às situações do cotidiano.
METODOLOGIA
Esse trabalho é do tipo estudo de campo e caracteriza-se por ser uma pesquisa bibliográfica e de abordagem quantitativa.
FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
A base teórica perpassa os estudos de alguns referenciais descritos, como: as colaborações de FREIRE (1996); BRASIL (1998); PICONEZ (2002), que descreve os desempenhos cognitivos diferenciados: relações entre conhecimentos prévios e conhecimentos escolares .
FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
As contribuições de alguns artigos científicos, como: FREITAS (2008); MELO (2008); KOORO & LOPES (2008); LIMA (2008); SOUZA (2008); PARATTELI (2008); entre outros, que auxiliam para a formação e qualificação através de estratégias de ensino eficazes para o ensino de matemática.
SUJEITOS DA PESQUISA
Os sujeitos dessa pesquisa serão alunos (as) do segundo segmento do Ensino Fundamental da Educação de Jovens e Adultos 8º/9°, da Escola Estadual Dr. José Duarte Filho de Uiraúna PB. Uma turma heterogênea com 20 alunos, com faixa etária entre 15 e 31 anos.
PROCEDIMENTOS UTILIZADOS
Realizamos a coleta de dados, através de questionários, para conhecer as dificuldades dos (as) alunos (as) da Educação de Jovens e Adultos (EJA), na prática das operações matemáticas.ANÁLISE DE DADOS 1-Você gosta de estudar matemática?
2- Você sente dificuldade em dominar as operações matemáticas?
3-Os conteúdos ensinados em sala de aula estão relacionados com o seu cotidiano?
4- As aulas de matemática são ministradas de acordo com a sua realidade?
5- A metodologia que seu professor utiliza para as operações matemáticas,são vinculadas com as experiências da turma?
6- O que você aprende em sala de aula serve para sua vida diária?
7- As estratégias de ensino que seu professor utiliza são adequadas para uma boa aprendizagem?
8-As operações matemáticas têm alguma utilidade em sua vida?
CONCLUSÃO
No problema analisado, por exemplo, para maioria dos pesquisados disseram que sentem dificuldades em dominar as operações matemáticas.
Os conceitos matemáticos, são veiculados com os livros didáticos, fora da realidade, do contexto social desses educando.
Verificamos que os alunos percebem que as operações matemáticas, não são ministradas de forma adequada ao seu entendimento.
A maioria dos pesquisados, responderam que as estratégias aplicadas para as operações mate
0 comentários:
Postar um comentário